Campos Novos

HISTÓRICO

As terras camponovenses tiveram como primeiros donos os indígenas. Os Kaigangs habitavam essa região e viviam da pesca e caça, coletavam raízes e frutos das matas, pinhão, amora, jabuticaba e pitanga. Os europeus foram ocupando gradativamente as terras indígenas a partir dos séculos XVII e XVIII.
A colonização de Campos Novos teve início entre 1825 e 1830, quando se  estabeleceu na região o fazendeiro João Gonçalves de Araújo, procedente de Curitibanos. Mais tarde vieram muitos gaúchos que fugiram da guerra dos Farrapos. Igualmente, vários fazendeiros oriundos de Lages também se instalaram na região, incentivados pela quantidade de terras e as pastagens. Em seguida vieram os paranaenses e paulistas, com o objetivo de obterem terras ideais para a criação de gado.  Várias famílias se instalaram na região, por encontrarem fazendas a preços convidativos. Hoje Campos Novos é um dos maiores municípios de Santa Catarina, em termos de dimensão territorial.

Considerado do “Celeiro Catarinense”, as atividades agropecuárias predominam em sua economia, com destaque para o cultivo de milho, soja, feijão, trigo e cevada e outras culturas de menores proporções. Na pecuária, destaque para a produção de leito, que atinge mais de um milhão de litros por ano, distribuídos pelas raças: Charolesa, Santa Gertrudes, Jersey e Holandesa. Vários de seus exemplares são distinguidos com prêmios de qualidade em várias exposições por todo o Brasil. Há também uma desenvolvida produção de mel, com quase cinco mil colmeias e uma associação no setor: a Apicampos.

O desenvolvimento de Campos Novos está diretamente ligado a sua posição geográfica, situada no encontro das rodovias BR-282, BR-470, SC-135, SC-458 e SC-456. O município localiza-se num raio de 380 km dos principais portos do litoral e capitais como Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Campos Novos é considerado o Epicentro
do Mercosul, pois é passagem obrigatória para o mesmo.

aspectos gerais

  • Região Turística: Vale do Contestado
  • Fundação: 30/03/1881
  • Gentílico: Camponovense
  • Padroeiro: São João Batista

Localização e Área

  • Altitude: 946 m
  • Latitude: 27°24’0
  • Longitude: 51°13’3
  • Área da unidade territorial: 1.717,697 km² (fonte IBGE/2018)
  • População: 36.244 habitantes (fonte IBGE/2019)

Cidades próximas

Zortéa, Capinzal, Erval Velho, Herval d`Oeste, Ibicaré, Tangará, Monte Carlo, Frei Rogério, Brunópolis, Vargem, Abdon Batista, Anita Garibaldi, Celso Ramos.

atrativos turísticos

Romaria de Nossa Senhora Aparecida

Em 12 de outubro de 1977 aconteceu a 1ª Romaria em honra de Nossa Senhora Aparecida, que em poucos anos se tornou um grande evento religioso, reunindo milhares de peregrinos e devotos da Padroeira do Brasil. Atualmente reúne mais de 100 mil fiéis, que participam da missa que antecede a romaria, e em seguida caminham por aproximadamente 4 km, até chegar ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Ao chegar à Avenida Sagrado Coração de Maria, onde fica o Santuário, os fiéis acompanham a missa, posteriormente podem almoçar no local, e durante a tarde adquirir artigos religiosos e outros souvenirs, bem como acompanhar as missas da tarde. O evento ocorre todo ano em 12 de Outubro.

Fundação Cultural Camponvense Cid Caesar de Almeida Pedroso

Sua fundação data de 1919, construída dentro dos cânones de ecletismo, sendo a primeira construção da cidade com as telhas francesas. Devido as suas características arquitetônicas e ao seu valor histórico, a edificação foi tombada como Patrimônio Histórico, com o objetivo de preservá-la de demolição ou descaracterização. Na mesma ocasião foi criado o Museu Municipal. Hoje a Casa da cultura dispõe de: Laboratório de Arqueologia; Reserva Técnica Arqueológica; Reserva Técnica Histórica. No Museu Histórico há as Exposições: Os Sítios arqueológicos do Baixo Vale do Rio Canoas; As Lutas incendeiam o Planalto; História da Região e do Município; os Objetos como Memória do Cotidiano e o Trabalho Rural.

Igreja Matriz – Paróquia São João Batista

Localizada no centro da cidade, em frente à Praça Lauro Müller, seu interior é decorado com esculturas em madeira, belos vitrais e pinturas que envolvem os fiéis fazendo-os sentir parte daquele momento descrito através de desenhos.

Praça Lauro Muller

Possui uma área para a realização de eventos, posto policial, playground, e oferece equipamentos de academia ao ar livre.

Termas Leonense

Campos Novos é privilegiada com fontes de águas termais sulfurosas que jorram a uma temperatura média de 33º C, no distrito de Barra do Leão, distante 50 Km do centro da cidade, em comunidade rural privilegiada, ainda com um cenário natural que favorece atividades ligadas à natureza. Possuindo infraestrutura com camping, restaurante, piscinas cobertas com as águas termais, banheiros, vestiários, recebendo visitantes o ano inteiro e de todos os estados.

Usina Hidrelétrica de Campos Novos

A Usina Hidrelétrica está localizada entre os municípios de Campos Novos e Celso Ramos – a 390 km de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. O empreendimento gera incremento na economia regional, principalmente dos municípios de Campos Novos, Celso Ramos, Abdon Batista e Anita Garibaldi. Possui um reservatório com área inundada de 25,9 km2 e potência instalada de 880 MW. A barragem da UHE Campos Novos é a terceira mais alta do mundo – do tipo enrocamento com face de concreto – com 202m de altura, comprimento de crista de 592m e elevação da crista na cota 651m.

Parque Ambiental Ernesto Zortéa

Parque Ambiental e Ecológico Ernesto Zortéa é um local que oferece lazer, espaço para confraternizações e realizações de eventos, além de proporcionar às escolas municipais, ambientes para educação ambiental. A infraestrutura do parque conta com áreas de camping, churrasqueiras, quiosques e banheiros.

Parque Estadual Rio Canoas

Boa parte das riquezas naturais de Santa Catarina está abrigada nessa área, localizada em Campos Novos, no distrito de Ibicuí. A paisagem é formada por paredões rochosos e cânions onde nascem araucárias, samambaias e até cactus. Sua área conta com aproximadamente 1.200 hectares. A área do parque foi adquirida pela Campos Novos Energia S.A. – Enercan e doada ao Governo do Estado de Santa Catarina como compensação ambiental pelo aproveitamento hidrelétrico de Campos Novos na Bacia Hidrográfica do Rio Canoas.

Ponte Pênsil

Com 250 metros de extensão, a ponte foi construída no ano de 2001, sobre o Rio Canoas para substituir a antiga ligação rodoviária entre os municípios de Campos Novos – SC e Celso Ramos – SC, que ficou submersa com as obras da Usina Hidrelétrica Campos Novos. Muitos apreciadores da pesca esportiva utilizam o local para atracar barcos e acampar próximos ao rio, pois com o belo cenário a pesca torna-se ainda mais prazerosa.

X