Santa Catarina teve melhoria de categoria de 25 municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta do Ministério do Turismo usada para acompanhar o desempenho das cidades nesse setor e direcionar políticas públicas e verbas federais. Por outro lado, 12 municípios tiveram redução no ranking. A informação foi divulgada pelo Ministério do Turismo na sexta-feira (16).
A subida no ranking se deve ao crescimento econômico no setor, segundo o Ministério, seja por aumento no número de empregos por meio do turismo, ampliação de estabelecimentos formais de hospedagens ou fluxo de turistas brasileiros e estrangeiros. O Mapa do Turismo Brasileiro 2017-2019 pode ser acessado neste site.
Sobre a classificação no mapa, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan (PSDB), afirmou que “essa oscilação, com 25 subindo e 12 caindo de categoria, pode ser considerada normal, mas o saldo é positivo e mais uma vez confirma o bom momento vivido pelo turismo no Estado. O setor, que hoje já representa 13% da movimentação econômica do Estado, no ano passado teve um crescimento de 6,7%”.
As categorias vão de A a E. A classificação determina o quanto de verba federal o município pode disputar para fazer eventos turísticos. As cidades melhores classificadas estão na categoria A. Em Santa Catarina, três municípios estão nessa classificação: Florianópolis, Bombinhas e Balneário Camboriú.
Os 25 municípios catarinenses que melhoraram de categoria foram:
- Balneário Rincão
- Bom Jesus
- Braço do Trombudo
- Campos Novos
- Capão Alto
- Cerro Negro
- Fraiburgo
- Garuva
- Grão Pará
- Paial
- Palhoça
- Palma Sola
- Pedras Grandes
- Pinheiro Preto
- Praia Grande
- Rio Negrinho
- Salto Veloso
- Sangão
- Santa Rosa de Lima
- Santa Rosa do Sul
- Treze Tílias
- Urubici
- Vitor Meireles
- Witmarsum
- Zortéa