HISTÓRICO
Fazia parte das terras contestadas pelo Paraná e pela Argentina, que resultou na Guerra do Contestado. Sua colonização teve início no começo do século XX, através das companhias de colonização do Rio Grande do Sul, com imigrantes alemães e italianos. Recebeu o título de município em 25 de agosto de 1917. Em 1943, em obediência à legislação federal que proibia a duplicidade de topônimos para cidades e vilas brasileiras, o município e a cidade passaram a denominar-se Joaçaba, palavra que em Tupi-guarani quer dizer “encruzilhada” ou “cruzeiro” para alguns e “cruz dos índios” para outros. A economia teve início com a exploração da madeira e da erva mate e logo após com lavouras de trigo. Atualmente, a indústria de equipamentos agrícolas e de máquinas mostra-se forte juntamente com a agropecuária, tanto que é o polo abastecedor da região.
aspectos gerais
- Fundação: 25/08/1917 – Data festiva de emancipação: 25 de Agosto
- Gentílico: Joaçabense
- Colonização: Alemã e Italiana
- Principais etnias: Alemã e Italiana
- Padroeiro: Santa Terezinha
Localização e Área
- Vale do Contestado
- Altitude: 522m
- Latitude: 27°10’41
- Longitude: 51°30’17
- Área da unidade territorial: 242.11 km (fonte IBGE/2016 )
- População: 29.608 habitantes (fonte IBGE/2017 )
Cidades próximas
Catanduvas, Jaborá, Ouro, Lacerdópolis, Herval d`Oeste, Luzerna, Água Doce.
atrativos turísticos
Roteiros
- Rota Gastronômica:
A Gastronomia em Joaçaba oferece opções para todos os gostos. Desde a comida típica Italiana e Alemã, preparadas por diversos restaurantes da cidade, aos pratos à la carte, elaborados com requinte e sabor inigualável. Com ambientes sofisticados, os restaurantes da cidade atendem a culinária internacional, fazendo parte do Projeto de Fortalecimento de Bares e Restaurantes do Meio Oeste realizado em agosto de 2014. Produtos da gastronomia regional com alto valor agregado, festivais gastronômicos, e muitas outras ações integram o setor, que valorizando a gastronomia local e regional, os seus chef’s e pratos.
Informações
http://turismo.joacaba.sc.gov.br/
joacaba.sc.gov.br
Telefone: (49) 3527-8800
- Romaria Frei Bruno
A Romaria Penitencial Frei Bruno, que tradicionalmente é realizada em Joaçaba para lembrar do religioso que viveu seus último dias de vida na cidade, reúne aproximadamente 30 mil pessoas anualmente. Participam pessoas da cidade, da região e até de outras cidades de Santa Catarina e fora dela e o que não faltam são exemplos de devoção, demonstrados através da penitência. A fé encoraja muitas pessoas, que mesmo com a alta temperatura, fazem o trajeto de aproximadamente 3,5 Km de pés descalços, entre a catedral Santa Terezinha e até o Cemitério Municipal, onde está enterrado o corpo de Frei Bruno. Além da demonstração de ir descalço muitos fiéis seguem com o terço e imagens de Frei Bruno em mãos, cantando e rezando. Após a caminhada os romeiros participam da Santa Missa que é realizada no Cemitério Municipal.
Contatos
contato@catedraljoacaba.com.br
http://www.catedraljoacaba.com.br
Telefone: (49) 3522-1294
Telefone: (49) 3527-8800
Espaço para eventos e negócios
Joaçaba é referência regional em eventos empresariais. Conta com mais de 20 auditórios totalizando 2500 assentos. A indústria e o Comércio diversificado e desenvolvido atende a diversas cidades vizinhas. O município está estrategicamente localizado no centro da região, sendo considerado o pólo econômico e político do meio-oeste catarinense. Influenciando uma área que atinge aproximadamente 300.000 habitantes, Joaçaba é também considerada um dos centros universitários de Santa Catarina.
Informações
http://turismo.joacaba.sc.gov.br/
joacaba.sc.gov.br