Joaçaba

HISTÓRICO

Fazia parte das terras contestadas pelo Paraná e pela Argentina, que resultou na Guerra do Contestado. Sua colonização teve início no começo do século XX, através das companhias de colonização do Rio Grande do Sul, com imigrantes alemães e italianos. Recebeu o título de município em 25 de agosto de 1917. Em 1943, em obediência à legislação federal que proibia a duplicidade de topônimos para cidades e vilas brasileiras, o município e a cidade passaram a denominar-se Joaçaba, palavra que em Tupi-guarani quer dizer “encruzilhada” ou “cruzeiro” para alguns e “cruz dos índios” para outros. A economia teve início com a exploração da madeira e da erva mate e logo após com lavouras de trigo. Atualmente, a indústria de equipamentos agrícolas e de máquinas mostra-se forte juntamente com a agropecuária, tanto que é o polo abastecedor da região.

aspectos gerais

  • Fundação: 25/08/1917 – Data festiva de emancipação: 25 de Agosto
  • Gentílico: Joaçabense
  • Colonização: Alemã e Italiana
  • Principais etnias: Alemã e Italiana
  • Padroeiro: Santa Terezinha

Localização e Área

  • Vale do Contestado
  • Altitude: 522m
  • Latitude: 27°10’41
  • Longitude: 51°30’17
  • Área da unidade territorial: 242.11 km (fonte IBGE/2016 )
  • População: 29.608 habitantes (fonte IBGE/2017 )

Cidades próximas

Catanduvas, Jaborá, Ouro, Lacerdópolis, Herval d`Oeste, Luzerna, Água Doce.

atrativos turísticos

Autódromo Cavalo de Aço

O segundo Autódromo do País é motivo de justo orgulho para toda a região. Apto a sediar etapas do Campeonato Catarinense de Automobilismo, seu traçado é um dos mais seletivos de média/alta velocidade do estado. Possui trechos como a “reta principal”, de formato curvo em descida de alta velocidade que termina na curva denominada “bico de pato”, como o nome sugere, trata-se de uma curva travada em forma de cotovelo, a qual exige grande perícia e habilidade dos competidores. O Autódromo, que reúne cerca de 5.000 espectadores e 70 pilotos a cada prova, é uma das mais tradicionais praças esportivas de velocidade em piso de terra do sul do Brasil. No Cavalo de Aço também são realizadas etapas de campeonatos de motovelocidade e corridas de gaiolas, com a presença média de 100 pilotos por competição.

Contatos

Telefone: (49) 98860-6041
Telefone: (49) 3527-8809

Casa da Cultura Rogério Sganzerla

A Casa da Cultura de Joaçaba homenageia em nome do renomado cineasta brasileiro Rogério Sganzerla, nascido no município, famoso pelo filme “O Bandido da Luz Vermelha” dirigido por ele em 1968. cineasta dirigiu várias outras obras ousadas, como “A Mulher de Todos” (1969), “Sem Essa Aranha” (1970), “Tudo É Brasil” (1997) e “O Signo do Caos” (2003). A Casa fomenta a cultura município através de oficinas de pintura em tela, pintura em madeira, pintura em tecido, biscuit, aulas de violão e guitarra, e também oficinas de Teatro. Seu palco alternativo também é disponibilizado para a apresentação de artistas, proporcionando entretenimento a comunidade.

Contatos

casaculturajba@gmail.com
telefone: (49) 3521-2827

Catedral Santa Terezinha

Uma obra que começou a ser concretizada em meados de 1945 por Frei Edgard. Dom Daniel Hostin, Bispo da Diocese de Lages nomeou Frei Edgard Loers O.F.M. como pároco da freguesia de Joaçaba. Nesta época a Igreja Matriz tinha sua sede atrás do hoje Hospital Universitário Santa Terezinha, sendo uma construção em madeira de pinho e sua entrada uma grande escada. Com o passar do tempo viu-se a necessidade de construir uma igreja maior, que pudesse abrigar todos os fiéis. O projeto foi encomendado ao arquiteto italiano Ticiano Bettano e o primeiro local cogitado para a construção foi o “campinho do Santini”, onde a molecada “batia a bolinha”, este porém não tinha espaço para a obra do arquiteto italiano. No dia 18 de março de 1948 deu-se início à fundação da torre da matriz e em maio de 1959 foram colocados os vitrais. A Igreja desde então sofreu muitas modificações, mas é um exemplo de edificação, cartão postal da cidade de Joaçaba.

Desfile das Escolas de Samba

Considerado pela Riotur – Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro e pela Associação das Cidades Carnavalescas da América o 3º Melhor Desfile de Escolas de Samba do Brasil, o Carnaval de Joaçaba conta com quatro grandes Escolas de Samba. Apresentam-se as Escolas Acadêmicos do Grande Vale, Unidos do Herval, Aliança e Vale Samba, em um espetáculo magnífico. A Avenida XV de Novembro se transforma na passarela do samba, onde são montadas arquibancadas e camarotes para acolher os apreciadores desta festa cultural.

Contatos
liesjho@liesjho.com.br
http://www.liesjho.com.br
Telefone: (49) 3522-5035

Monumento Frei Bruno

O monumento inaugurado em 2008 é considerado o 3º maior das Américas, com 37 metros de altura, menor apenas que o Cristo Redentor (40m) e a Estátua da Liberdade (57m). A imagem foi construída em isopor pelo artista plástico Cláudio Silva e revestida em fibra de vidro. Frei Bruno foi um religioso que marcou e ainda marca todas as pessoas que o conheceram nos últimos anos de vida, quando viveu em Joaçaba. Alguns devotos o consideram santo devido às graças alcançadas por seu intermédio. Seu nome é conhecido em toda a região Meio Oeste de Santa Catarina e está presente em diversas obras, como hospitais, ginásios, colégios e bairros. Foi escrito um livro sobre sua vida intitulado “Conversa de Santos”.

Contatos
cdl@joacaba.cdl-sc.org.br
http://www.cdljoacaba.com.br/
Telefone: (49) 3522-1955
Telefone: (49) 3527-8800

Parque Municipal Ivan Oreste Bonato

O Parque Municipal Ivan Oreste Bonato é, hoje, um dos principais cartões postais de Joaçaba. Com uma área de 18.453 m², o local fica aberto para a população todos os dias da semana, das 7h às 22h.

No parque, além da população poder passear, levar as crianças para brincar no parquinho, conversar ou tomar o tradicional chimarrão, também poderá praticar diversas modalidades esportivas, como futebol suíço, futsal, basquetebol, voleibol, vôlei de areia, handebol, corrida, caminhada, ciclismo, cancha de bocha, academia ao ar livre, entre outras atividades.

Horário de Funcionamento
07h às 22h

Contato
(49) 3521-3234

Teatro Alfredo Sigwalt

Majestosa construção em forma de piano, é considerado um dos mais importantes do Sul do Brasil. Moderna casa de espetáculo, capaz de abrigar todas as manifestações artísticas, desde teatro, dança, grandes espetáculos musicais, além de reservar espaço para oficinas e exposições. O TEATRO ALFREDO SIGWALT, pela sua imponente arquitetura, impressiona e é o orgulho da cidade. Com capacidade para 460 lugares, possuindo uma acústica perfeita e um excelente acabamento interno, o teatro recebe elogios dos atores, cantores e músicos que nele se apresentam e o louvor dos visitantes.

Horário de Funcionamento
De Segunda à Sexta-Feira
das 8h às 12h  e das 13h30 às 18h

Contatos
teatro@teatrojoacaba.org.br
http://www.teatrojoacaba.org.br
Telefone: (49) 3521-1906

Roteiros

  • Rota Gastronômica:
    A Gastronomia em Joaçaba oferece opções para todos os gostos. Desde a comida típica Italiana e Alemã, preparadas por diversos restaurantes da cidade, aos pratos à la carte, elaborados com requinte e sabor inigualável. Com ambientes sofisticados, os restaurantes da cidade atendem a culinária internacional, fazendo parte do Projeto de Fortalecimento de Bares e Restaurantes do Meio Oeste realizado em agosto de 2014. Produtos da gastronomia regional com alto valor agregado, festivais gastronômicos, e muitas outras ações integram o setor, que valorizando a gastronomia local e regional, os seus chef’s e pratos.

Informações
http://turismo.joacaba.sc.gov.br/
joacaba.sc.gov.br
Telefone: (49) 3527-8800

  • Romaria Frei Bruno
    A Romaria Penitencial Frei Bruno, que tradicionalmente é realizada em Joaçaba para lembrar do religioso que viveu seus último dias de vida na cidade, reúne aproximadamente 30 mil pessoas anualmente. Participam pessoas da cidade, da região e até de outras cidades de Santa Catarina e fora dela e o que não faltam são exemplos de devoção, demonstrados através da penitência. A fé encoraja muitas pessoas, que mesmo com a alta temperatura, fazem o trajeto de aproximadamente 3,5 Km de pés descalços, entre a catedral Santa Terezinha e até o Cemitério Municipal, onde está enterrado o corpo de Frei Bruno. Além da demonstração de ir descalço muitos fiéis seguem com o terço e imagens de Frei Bruno em mãos, cantando e rezando. Após a caminhada os romeiros participam da Santa Missa que é realizada no Cemitério Municipal.

Contatos

contato@catedraljoacaba.com.br
http://www.catedraljoacaba.com.br
Telefone: (49) 3522-1294
Telefone: (49) 3527-8800

Espaço para eventos e negócios

Joaçaba é referência regional em eventos empresariais. Conta com mais de 20 auditórios totalizando 2500 assentos. A indústria e o Comércio diversificado e desenvolvido atende a diversas cidades vizinhas. O município está estrategicamente localizado no centro da região, sendo considerado o pólo econômico e político do meio-oeste catarinense. Influenciando uma área que atinge aproximadamente 300.000 habitantes, Joaçaba é também considerada um dos centros universitários de Santa Catarina.

X