Rota da Amizade

Município de Fraiburgo

Município de Fraiburgo

Fundação

29/12/1961

Colonização

Cabocla, Alemã, Italiana e Francesa

Gentílico

Fraiburguense

População

34.606 habitantes (Censo 2010)

Uma cidade, tantas histórias. Fraiburgo, nasceu do trabalho dos pioneiros: os irmãos Rene e Arnoldo Frey, cuja ação contribuiu significativamente para o desenvolvimento social, econômico e turístico do município.

Conhecida nacional e internacionalmente como Terra da Maçã, é vista como berço da produção de maçãs em escala comercial, com a chegada das primeiras mudas na década de 60.

Muitos turistas procuram a cidade em busca de belas paisagens e baixas temperaturas, principalmente no inverno. Aqui têm a oportunidade de visitar pomares, colher a maçã entre os meses de janeiro a abril e ainda desfrutar de passeios com muita aventura.

Ao falar da gastronomia, a fruta não fica de fora, claro! Todos os restaurantes da cidade têm receitas exclusivas a base de maçã em seu cardápio e outro prato muito desejado é o Michuim, uma ovelha no rolete, prato típico que foi trazido pelos franceses e adorado até os dias de hoje.

Com o passar do tempo e crescimento do setor, Fraiburgo tem descoberto outras vocações tanto para a experiência com as frutas, como a colheita do caqui, ameixa e pêssego, grãos e até mesmo alho, sendo considerado o maior produtor de Santa Catarina. Recentemente tem direcionado esforços para o turismo rural, cicloturismo, além é claro dos passeios pelos principais pontos turísticos, como a Floresta René Frey e o belo Lago das Araucárias!

Fraiburgo é um ótimo destino para quem procura incluir no roteiro de viagem tranquilidade, experiência e contato com a natureza.

Tem alguma pergunta?

Entre em contato conosco, somos uma equipe especializada e teremos todo o prazer em responder suas dúvidas!

Construído em 1995, é um dos pontos de referência para os turistas. Também é possível encontrar no local: artesanato, variedades e derivados de maçã.
Inaugurada em 1994, leva o nome da esposa de René Frey, um dos fundadores da cidade. O termômetro é considerado o maior da América Latina. O brasão e a placa ao centro foram entalhados por artesãos locais.

• Carro
Fraiburgo está 41km ao norte da BR-470, pela SC-456 e SC-453. O acesso fica 40km depois de Curitibanos, para quem vem do litoral, ou 27km depois de Campos Novos, para quem vem do oeste. Para quem vem do norte, Fraiburgo está a 54km de Caçador, via SC-303/SC-453.

• Avião
Aeroporto de Caçador, Aeroporto de Joaçaba, Aeroporto de Videira e Aeroclube de Videira.

Parque da Maçã
“Heleodoro Dias de Andrade”

Com 111.950m² de área, conta com 02 ginásios, 02 pavilhões cobertos, mangueiras, cancha de laço, churrasqueiras e pista de arremate. O Parque sedia feiras e eventos realizados no município. Festa da Maçã, Enfrute, ponto de chegada do Transcatarina e Expofrai são alguns dos eventos realizados no parque.

Centro de Eventos – Prefeito Sebastião Andrade dos Santos

Localizado na área central conta com capacidade para receber até 5.090 pessoas. Uma das poucas quadras de futsal com as medidas oficiais já recebeu amistosos internacionais e competições de nível nacional. Além disso, por ser multiuso, o espaço já foi palco de feiras e shows. Muito bem localizado, com amplo estacionamento e próximo a diversos restaurantes, mercados, comércio e hotéis.

Centro de Convivência da Melhor Idade Flor da Maçã

Salão com capacidade para até 600 pessoas, com cozinha equipada para jantares festivos. Oferece estrutura para palestras e confraternizações.