Rota da Amizade

Município de Videira

Município de Videira

Fundação

01/03/1944

Colonização

Cabocla, Alemã e Italiana

Gentílico

Videirense

População

53.610 habitantes (fonte IBGE/2017)

Tudo começou pela força de trabalho de uma gente aguerrida, que chegou aqui para construir a histórica estrada de ferro, que ligava São Paulo ao Rio Grande do Sul. Esta mesma estrada férrea, às margens do Rio do Peixe, dividia as Vilas de Perdizes e Vitória. Videira foi fundada em 01 de março de 1944 e colonizada por descendentes de italianos e alemães. O nome é herança das saudosas parreiras de uva, marca registrada da nossa região, que deram o título à cidade de Capital Catarinense da Uva e do Espumante.
O relevo acentuado forma um grande vale, com lindas montanhas e paisagens. Com vocação para o agronegócio, Videira orgulha-se em ser o berço da Perdigão, hoje BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo. O município desenha seu futuro sem perder a essência de sua cultura, história e tradição. Os principais atrativos turísticos são a Igreja Matriz, Museu do Vinho, Praça do Coreto, Observatório Astronômico, Estação Ferroviária, Parque Linear do Rio do Peixe, Casa do Telégrafo, onde também funciona o Centro de Atendimento ao Turista, Coleção RNS de Carros Antigos, Cidade da Criança e charmosas vinícolas produtoras de vinhos finos e coloniais.

Tem alguma pergunta?

Entre em contato conosco, somos uma equipe especializada e teremos todo o prazer em responder suas dúvidas!

Das pequenas cantinas às grandes vinícolas, a vocação para produção de vinhos finos e coloniais vai além do nome Videira. Aqui você pode conhecer os vinhedos, o processo de vinificação e degustar vinhos finos de altitude e espumantes, produzidos no sistema biodinâmico ou apreciar a simplicidade do cultivo nas propriedades rurais, que dá origem a vinhos coloniais e sucos de qualidade.
O relevo acentuado forma um grande vale, com lindas montanhas e paisagens. Áreas verdes, rios e pomares criam cenário perfeitos para um passeio ao ar livre, que na época da florada das frutas, ficam ainda mais lindos.

• Carro
BR-116, BR-153, BR-470, BR-282 e SC-303.

• Avião
Aeroporto de Caçador, Aeroporto de Joaçaba, Aeroporto de Videira e Aeroclube de Videira.