Rota da Amizade

Município de Arroio Trinta

Município de Arroio Trinta

Fundação

15/12/1961

Colonização

Italiana

Gentílico

Arroio-trintense

População

3.549 habitantes (fonte IBGE/2019)

Em 1923 algumas famílias de agricultores de origem italiana tomaram o rumo da região Meio Oeste Catarinense, vindos principalmente de Treviso, Distrito de Urussanga, no Sul do Estado de Santa Catarina, chegando em um lugar praticamente inabitado que se chamava Encruzilhada, por que ali cruzavam dois caminhos utilizados como trilhas pelos tropeiros. O nome Arroio Trinta surgiu de uma forma curiosa: ‘Arroio’ significa rio pequeno, riacho. No início da colonização, o alimento básico dos colonos era a polenta e a moagem do milho mais próxima ficava há 18 km, na comunidade de Bom Sucesso. O percurso era feito a pé ou a cavalo e, por este percurso ser cheio de curvas, cruzavam um pequeno arroio por trinta vezes, arroio esse que corta o centro da cidade e deságua no Rio São Bento. De tal episódio surgiu o atual nome: Arroio Trinta.

Com 3.564 habitantes, o município inclui o idioma italiano na sua rede escolar e é conhecido pela preservação da Cultura Italiana, sendo reconhecido como “CAPITAL CATARINENSE DA CULTURA ITALIANA”.

No mês de dezembro, com direito a carreata e buzinaço, a cidade realiza a Festa dos Motoristas. No mês de julho acontece o ponto máximo da cultura italiana com a Festività All’italiana.

O nome Arroio Trinta surgiu de uma forma curiosa: ‘Arroio’ significa rio pequeno, riacho. No início da colonização, o alimento básico dos colonos era a polenta e a moagem do milho mais próxima ficava há 18 km, na comunidade de Bom Sucesso. O percurso era feito a pé ou a cavalo e, por este percurso ser cheio de curvas, cruzavam um pequeno arroio por trinta vezes, arroio esse que corta o centro da cidade e deságua no Rio São Bento. De tal episódio surgiu o atual nome: Arroio Trinta.

Tem alguma pergunta?

Entre em contato conosco, somos uma equipe especializada e teremos todo o prazer em responder suas dúvidas!

O Vale dos Imigrantes é um charmoso apanhado cultural, gastronômico e religioso, cercado de belezas naturais apresentados em roteiros turísticos de tirar o folego.

São 46 municípios unidos pela vocação de bem receber nossos visitantes.

O Vale dos Imigrantes está preparado para lhe receber através da Rota da Amizade e Aguas do Oeste Catarinense, os dois Convention & Visitors Buerau que fortalecem e representam nossas riquezas turísticas regionais.

Venha visitar o Vale dos Imigrantes, no coração de Santa Catarina!

• Carro
O acesso pode ser realizado a partir da BR-282, no município de Campos Novos seguir pela SC 455 ate o município de Arroio Trinta.

• Avião
O Aeroporto mais próximo é o situado no município de Chapecó, distante cerca de 200 km do Município de Arroio Trinta.

O roteiro FIORI I SAPORI DA ITÁLIA BRASILEIRA, lançado em novembro de 2019, conta com propriedades rurais, empreendimentos e pontos turísticos públicos. O roteiro oferece muita gastronomia, cultura e belezas naturais. O município conta também com uma agência receptiva para melhor recebe-los. Venha nos visitar e viva essa experiência
Casa da Cultura - Museu do Colonizador

 

Também conhecida como a Casa do Colonizador. Esta obra foi inspirada na arquitetura das casas dos primeiros colonizadores do município. Neste ambiente pode-se encontrar o Museu do Colonizador, com objetos que ajudaram a construir a história de Arroio Trinta, ensaios dos grupos folclóricos (Banda Musical, Orquestra de Flautas de doce, Grupo de Dança adulta, terceira idade, infanto-juvenil e infantil, coral municipal e aulas de língua italiana). Teve sua inauguração no ano de 2009.

Visitação dura 30 minutos.

Centro Administrativo Municipal

 

Centro Administrativo Municipal, ampliado e reinaugurado em Dezembro de 2007 possui toda a sua arquitetura voltada para o estilo Italiano. Suas janelas lembram as janelas do Coliseu de Roma/Itália.

Visitação dura 30 minutos. 

Mirante da Aparecida

 

Localizado no monte mais alto da região a 1.350 mts de altitude, além de oferecer uma belíssima paisagem possui uma ampla infra estrutura com quiosques completos à alimentação, área verde com churrasqueiras ao ar livre e também espaço para camping. Possui um santuário religioso de Nossa Senhora Aparecida, além de trilha que liga à gruta de aproximadamente 550 metros, de nível acentuado e dificuldade moderada. Os visitantes podem contemplar tanto o nascer quanto o por do sol, em meio à uma natureza exuberante natural.

Visitação dura 1 hora e 20 minutos. 

Piazza Itália

 

Esta praça foi construída para homenagear os imigrantes ítalo-brasileiros que iniciaram a colonização de Arroio Trinta em 1923, oriundo das colônias do sul do Estado de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, os 95% da população arroio-trintense formada por descendente de italianos e o primeiro município fora da Itália a adotar a língua italiana no currículo escolar desde de 1994. Sua arquitetura apresenta algumas intenções bem claras, entre elas:

• As palmeiras e o ipê representam as florestas brasileiras desbravadas por nossos antepassados imigrantes italianos;

• O murro de pedra representa a arquitetura típica das construções antigas, casas, taipas, murros e fortalezas;

• O caminho com madeiras roliças representa a caminhada dos colonizadores de suas antigas cidades à Arroio Trinta;

• O balaústre com as cores verde, branco e vermelho, representam as cores da bandeira italiana;

• O chafariz com uva, o barril e o vinho, representam o vigor, a bravura e o alimento indispensável para a sobrevivência.

Visitação dura 20 minutos. 

Portal Turístico

 

O portal de acesso principal da cidade. Sua arquitetura é baseada na Ponte de Rialto, Veneza, Itália. Encontra-se em anexo a sede da Associação dos Motoristas de Arroio Trinta (ASMOART), local de caminhadas, trilhas, gruta e lago. Foi inaugurado em 2007.

Visitação dura 20 minutos. 

ASMOART

 

A ASMOART (Associação dos Motoristas de Arroio Trinta) possui uma área verde de beleza vasta. Fica localizado ao lado do portal turístico e possui lago, gruta, trilha, quiosques para eventos, campo de futebol suíço e área de camping.

Visitação dura 30 minutos. 

Nossa equipe está aqui para responder às suas perguntas. Chama a gente no WhatsApp.