Rota da Amizade

Município de Iomerê

Município de Iomerê

Fundação

20/07/1995

Colonização

Cabocla, Alemã e Italiana

Gentílico

Iomerense

População

2.743 habitantes (fonte IBGE/2010)

A colonização da região de Iomerê começou por volta de 1900 – até então, suas matas eram habitadas por índios. Os primeiros colonizadores foram imigrantes italianos que chegaram inicialmente das cidades gaúchas de Erechim, Carlos Barbosa, Santa Maria, Bento Gonçalves, Garibaldi e Guaporé. Na agricultura o milho foi o primeiro a ser plantado seguido pelas uvas tornando-se suas principais atividades juntamente com a criação de porcos, herança econômica que se mantém até hoje.

O primeiro nome da comunidade foi Fachinal Branco, o qual foi elevado a distrito em 1917, mais tarde mudou para São Luiz (homenagem ao primeioro Colonizador), passando a se chamar por ultimo Iomerê.

O nome Iomerê, que em tupi­guarani significa ‘clareira branca’, vem da paina, a ‘penugem’ branca da paineira, árvore abundante na região e que, quando vista de longe entre a vegetação verde, se assemelhava a uma clareira aberta na mata. Iomerê emancipou-se de Videira em 20 de julho de 1995.

Tem alguma pergunta?

Entre em contato conosco, somos uma equipe especializada e teremos todo o prazer em responder suas dúvidas!

O maior evento do Município de Iomerê é a tradicional Festa Julina. Foi oficializada através de Lei Municipal em 12 de março de 1997. Realizada sempre na segunda sexta-feira do mês de Julho de cada ano. Atrai cerca de 20 mil visitantes durante os três dias do evento. Conta com muitas atrações em sua programação, como shows nacionais e regionais, show de fogos, acendimento das fogueiras, muita comida e bebida típica. Tradicionalmente, junto com a Festa, realiza-se a Feira da Indústria e Comércio, além de etapas catarinenses do Enduro de Regularidade e o Encontro de Tropeiros, entre outros.
Nossa equipe está aqui para responder às suas perguntas. Chama a gente no WhatsApp.