Município de Pinheiro Preto
- Santa Catarina - Brasil
19/05/1962
Pinheirense
3.596 habitantes (fonte IBGE/2019)
A loja da Associação de Artesãs, formada por mulheres de agricultores, vende o artesanato feito com matéria-prima local, como palha de milho e madeira, também trabalha com pinturas e bordados em toalhas.
Monumento à beira dos trilhos da estrada de ferro, marca o local em que, em 1909, o taifeiro Zeca Vaccariano assaltou um comboio de mulas. A 4 km do túnel, pela linha do trem.
REFERENTE AO PRIMEIRO ASSALTO AO TREM PAGADOR.
Pipas de madeira que foram utilizadas pelos primeiros produtores de vinho do município, referindo-se as vinícolas existentes no município. As duas pipas localizam-se no centro da cidade.
O Museu e Arquivo Histórico Pedro Lorenzzoni guarda acervo com documentos e objetos dos colonizadores. O atendimento é feito por uma guia, que acompanha nos demais segmentos.
CONTATOS
Telefone (49) 3562-1414
[email protected]
Na cabeceira da ponte, o monumento reproduz a figura de um agricultor. Do outro ladinstrumentos de trabalho da época da colonizaçãoo da rua, a primeira pipa utilizada para frabicação de vinho no município. Considerado um Museu ao ar livre, fica Próximo a Ponte Humberto Bresolin, tem os elementos utilizados pelos primeiros agricultores, como carroça, arado, pipas, etc. A máquina do trem esposta em frente o Paiol do Nono, lembra a Maria Fumaça, que muita vezes passou em nosso município.
Máquina do trem exposta próxima a ponte Humberto Bresolim, lembra a Maria Fumaça que muitas vezes passou em nosso município, destacando a ferrovia.
Com 62 metros de comprimento, foi construído através da perfuração de uma rocha pela Brazil Railway Company, em 1909. Fica 2 km do centro do município, atrativo turístico bem visitado. Foi construído no trajeto da ferrovia São Paulo-Rio Grande do Sul, com objetivo de encurtar uma distância de 2 km, e era considerado ponto estratégico aonde um guarda permanecia permanente, pois aconteceram diversas ameaças de invasão de terras e a estrada de ferro era a única passagem.
Entre em contato conosco, somos uma equipe especializada e teremos todo o prazer em responder suas dúvidas!
O Vale dos Imigrantes é um charmoso apanhado cultural, gastronômico e religioso, cercado de belezas naturais apresentados em roteiros turísticos de tirar o folego.
São 46 municípios unidos pela vocação de bem receber nossos visitantes.
O Vale dos Imigrantes está preparado para lhe receber através da Rota da Amizade e Aguas do Oeste Catarinense, os dois Convention & Visitors Buerau que fortalecem e representam nossas riquezas turísticas regionais.
Venha visitar o Vale dos Imigrantes, no coração de Santa Catarina!
• Carro
Acesso pela Rod. SC 135.
• Avião
O Aeroporto mais próximo é o situado no município de Chapecó, distante cerca de 222 km de Pinheiro Preto.