HISTÓRICO
Treze Tílias foi fundada no dia 13 de outubro de 1933 pelo ex-ministro da agricultura da Áustria Andreas Thaler em um momento aquele país buscava soluções para minimizar o sofrimento de sua população que estava em meio a uma crise generalizada.
A imigração aconteceu principalmente entre os anos de 1933 e 1937, com pessoas vindas em sua maioria dos estados do Tirol, Vorarlberg e Alta Áustria (Oberösterreich). A colônia recebeu também pessoas de outros estados da Áustria e ainda austríacos do Tirol do Sul (Südtirol), região que pertenceu a Áustria entre 1363 e 1918 e que após a 1º Guerra Mundial foi anexada ao território italiano.
A cultura sempre foi um ponto de destaque na colonização, que teve a fundação da Banda dos Tiroleses ainda no primeiro navio de imigração, a arte da escultura e o canto já presentes no primeiro natal na nova pátria e com o passar dos anos, novos grupos foram se formando com o intuito de preservar a identidade de Treze Tílias, que é hoje conhecida nacionalmente como “O Tirol Brasileiro”.
Além da cultura austríaca, Treze Tílias recebeu descendentes de alemães (principalmente do Hundsrück e Westfalen) de italianos (principalmente de Vêneto e Lombardia), fazendo com que a cultura europeia seja muito influente na cidade e região.
aspectos gerais
- Fundação: 29/04/1963
- Gentílico: Trezetiliense
- Colonização: Austríaca, Alemã e Italiana
- Principais etnias: Austríaca, Alemã e Italiana
- Padroeiro:
Localização e Área
- Vale do Contestado
- Altitude: 796m
- Latitude: 27°00’0
- Longitude: 51°24’2
- Área da unidade territorial: 186.63 km (fonte IBGE/2016 )
- População:
Cidades próximas
Iomerê, Arroio Trinta, Salto Veloso, Água Doce, Ibicaré.
atrativos turísticos
Roteiros
Informações
Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Treze Tílias
Tel: (49) 3537 0997
E-mail: turismo@trezetilias.sc.gov.br