Turismo – Como explorar as potencialidades

Turismo vem se consolidando como uma grande fonte de geração de emprego e renda

Conhecer lugares, história, ser bem atendido e degustar uma gastronomia feita com carinho. Esses são alguns dos objetivos de muitas pessoas quando o foco é o turismo. O setor, que vem ano após ano se desenvolvendo, demonstra cada vez mais o seu poderio de geração e fomento da economia.

Quem pensa que somente as praias e as montanhas estão nas preferências dos turistas está muito enganado. Cada vez mais, os turistas gostam de explorar o diferente, as experiências não costumeiras do seu dia-a-dia. Se engana também quem pensa que turista é somente aquele que chega de avião e vem sempre de muito distante. O público interno, regional, também é cliente potencial desse nicho de mercado.

Em Fraiburgo o turismo já vem sendo explorado há anos, cada vez com mais experiência.Inicialmente com uma ou duas atrações e, com o passar do tempo, oferecendo grandes oportunidades de lazer e diversão. Acreditando na importância do setor, a Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF), criou a diretoria de turismo.

Para o presidente da ACIAF, Wilson Ribeiro Cardoso Junior, o foco é a representação e a busca por constantes melhorias. Quem assumiu o posto foi o empresário e vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo, Ricardo Vanz, que além de integrar o grupo, é investidor da área, com previsão para inauguração para meados deste ano do Castelo Boutique Hotel.

Segundo Ricardo, o turismo é uma economia democrática, “uma distribuição de renda bem diversificada. O turista que se hospeda aqui, acaba almoçando em um restaurante, comprando lembrancinhas no comércio, abastecendo no posto de combustível, enfim, ele beneficia diversos setores”, apontou.

Para melhor atender o turista que visita Fraiburgo,Ricardo aponta como uma das necessidades, a capacitação dos profissionais que os recebem. Nesse sentido, o Conselho Municipal, em 2018, realizou a Semana do Turismo, com treinamentos e ações específicas voltadas às equipes que recepcionam o turista. A perspectiva é que essas ações tenham continuidade em 2019.

Outro aspecto que já vem sendo trabalho é o orgulho dos fraiburguenses com a sua cidade, fazendo com que os mesmos conheçam os atrativos e, que possam além de vivenciar essas opções, recomendá-las. Outra ação no sentido de melhorar o setor está a reativação da Central de Atendimento ao Turista.

Segundo Ricardo o município tem três grandes destaques que precisam ser fortemente explorados. “As áreas que podem ser exploradas são: a maçã, por ser a Terra da Maçã; a Floresta René Frey, pela sua beleza, localização e opções dispostas; e, o Lago das Araucárias, que é lindo e pode gerar inúmeras atrações. Queremos fazer um convite para que todos venham conhecer os atrativos da nossa cidade e se apaixonem pelas possibilidades aqui disponíveis” finalizou.

Matéria: Revista Empresarial da ACIAF

Foto: Ricardo Vanz – Diretor de turismo da ACIAF
Créditos para fotos – ACIAF e Mateus Krupzack

X