Videira

HISTÓRICO

Tudo começou pela força de trabalho de uma gente aguerrida, que chegou aqui para construir a histórica estrada de ferro, que ligava São Paulo ao Rio Grande do Sul. Esta mesma estrada férrea, às margens do Rio do Peixe, dividia as Vilas de Perdizes e Vitória. Videira foi fundada em 01 de março de 1944 e colonizada por descendentes de italianos e alemães. O nome é herança das saudosas parreiras de uva, marca registrada da nossa região, que deram o título à cidade de Capital Catarinense da Uva e do Espumante. O relevo acentuado forma um grande vale, com lindas montanhas e paisagens. Com vocação para o agronegócio, Videira orgulha-se em ser o berço da Perdigão, hoje BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo. O município desenha seu futuro sem perder a essência de sua cultura, história e tradição. Os principais atrativos turísticos são a Igreja Matriz, Museu do Vinho, Praça do Coreto, Observatório Astronômico, Estação Ferroviária, Parque Linear do Rio do Peixe, Casa do Telégrafo, onde também funciona o Centro de Atendimento ao Turista, Coleção RNS de Carros Antigos, Cidade da Criança e charmosas vinícolas produtoras de vinhos finos e coloniais.

aspectos gerais

  • Região Turística: Vale do Contestado
  • Fundação: 01/03/1944
  • Gentílico: Videirense
  • Colonização: Italiana e Alemã
  • Principais etnias: Italiana e Alemã
  • Padroeiro: Imaculada Conceição

Localização e Área

  • Altitude: 750m
  • Latitude: 27°00
  • Longitude: 51°09
  • Área da unidade territorial: 384.521 km (fonte IBGE/2016 )
  • População: 52.066 habitantes (fonte IBGE/2017 )

Cidades próximas

Treze Tílias, Fraiburgo, Tangará, Pinheiro Preto, Rio das Antas, Caçador, Arroio Trinta e Iomerê.

Contatos

 turismo@videira.sc.gov.br
Telefone: (49) 3566-3070

Contatos
teatro@teatrojoacaba.org.br
http://www.teatrojoacaba.org.br
Telefone: (49) 3521-1906

atrativos turísticos

Igreja Matriz Imaculada Conceição

A Igreja Matriz Imaculada Conceição está localizada no eixo cultural da cidade e representa o início do clico da vida, já que inúmeros batizados foram nela realizados. Construída pelas mãos do povo videirense, teve sua estrutura básica iniciada em 1940. Nos anos seguintes novas etapas como vitrais, bancos de madeira, obras pictóricas e ladrilhos foram sendo construídos até 1953.  A imagem da padroeira, com 2,85 cm de altura veio de Porto Alegre.RS e foi colocada em posição de maior destaque no altar-mor, cujas lajes de mármore vieram da Itália.

A obra em estilo arquitetônico eclético está localizada no ponto mais alto da cidade, com uma em uma área superior a mil metros quadrados. A Igreja Matriz de Videira, mais que um ponto turístico, é um memorial de sua gente que encontra nela os rastros de sua história.

Informações

Horário das Missa
Terça e Quinta 19h30
Quarta e Sexta 16h00
Sábado 18h00
Domingo 08h00 e 18h00

Contatos

paroquiavideira@gmail.com
Telefone: (49) 3566- 0270

Museu do Vinho Mário de Pellegrin

O Museu do Vinho Mário de Pellegrin está localizado no eixo cultural da cidade, que compreende a Igreja Matriz, a Praça do Coreto e a Biblioteca Municipal Euclides da Cunha. O prédio de arquitetura imponente foi construído pelos padres Salvatorianos em 1931, para abrigar a paróquia da Vila de Perdizes, por este motivo o imóvel é conhecido como Casa Canônica. A casa foi adquirida pela prefeitura em 1983, foi restaurada e hoje é o único bem arquitetônico tombado a nível estadual na cidade de Videira. Em seu entorno há uma parreira e uma praça que possui uma réplica do coreto que existia na década de 30 onde hoje fica a Igreja Matriz. O museu através da sua exposição de longa duração apresenta seu tema central: a vitivinicultura, os objetos de uso dos colonizadores no plantio, colheita e fabrico do vinho artesanal contam um pouco da história do munícipio cujo nome é dado graças a grande produção de uvas e vinho. A instituição ainda oferece atividades temporárias como exposições, mostras e ações educativas, colocando a história em movimento, respeitando as mais variadas formas de manifestações artísticas e culturais.

Contatos

turismo.museu@videira.sc.gov.br
telefone: (49) 3566-6133

Coreto

O Coreto é um dos símbolos históricos de Videira, localizado na praça ao lado do Museu do Vinho Mário de Pellegrin. Trata-se de uma réplica do coreto que existia na década de 30 onde hoje fica a Igreja Matriz. Lambrequins de madeira, adornos típicos da arquitetura europeia, compõe sua estrutura circular e dão um charme todo especial à edificação, onde são realizadas apresentações culturais.

Contatos

turismo.museu@videira.sc.gov.br
Telefone: (49) 3566-6133

Observatório Astronômico Domingos Forlin

O Observatório Municipal Astronômico Domingos Forlin (ODF), inaugurado em maio de 2003 através de uma parceria entre o município e a Fundação de apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina, é considerado referência no estado. Um espaço de divulgação científica que oferece aos visitantes a experiência única de visualizar o universo e encantar-se com o fascínio de objetos celestes como a lua, planetas, estrelas, nebulosas, aglomerados estelares, entre outros. Fenômenos astronômicos como eclipses, chuvas de meteoros, manchas solares, oposição, conjunções e trânsito de planetas já foram registrados no ODF. Entre as atividades do observatório estão oficinas, palestras, minicursos, observação astronômica e eventos de cunho cultural atrelados a astronomia.

Informações

Horários de atendimento
Segunda à sexta: 08h às 12h, 13h às 17h e 18h30 às 22h30
Primeiro e último sábado de cada mês: 18h30 às 22h30

Contatos

Fone: (49) 3566-7053
E-mails: observatorio@videira.sc.gov.br
Telefone: (49) 3522-5035

Estação Ferroviária e Artesanato

O prédio histórico onde funcionava a antiga Estação Ferroviária de Videira foi construído em 1940 e está localizado no coração da cidade, abriga um restaurante e duas lojas de artesanatos típicos do município: Associação ArtVide e Videira das Artes.  Com variadas técnicas e muito carinho na confecção das peças, o trabalho do artesanato de Videira é de grande valor e uma forma de preservar os saberes e divulgar a cultura do município.

Contatos

Fone: (49) 991190523 ou (49) 988715697
E-mails: catiabarauna@hotmail.com

Estação Ferroviária

Próxima à cabeceira da ponte, no Centro, a antiga estação ferroviária foi transformada em espaço de lazer. O prédio histórico onde funcionava a antiga Estação Ferroviária de Videira foi construído em 1940 e está localizado na Rua Nicolau Cavon, no Centro da Cidade. No local há duas lojas de artesanatos típicos do município e um restaurante.

Casa do Telégrafo

Tradicional ponto turístico da cidade, a Casa do Telégrafo, é uma réplica inaugurada em 2004, que hoje abriga o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), um espaço destinado à prestar apoio e informação para quem chega na cidade e para o próprio videirense.  No início da década de 1940 o mundo vivia a II Guerra e o Posto Telegráfico da Rede Ferroviária Federal S.A (RFFSA) servia de comunicação entre as estações ferroviárias. Os telégrafos se configuravam em uma central de recebimento de notícias em um período de comunicação difícil.

Contatos

turismo@videira.sc.gov.br
Telefone: (49) 3566-3070

Parque Linear Rio do Peixe

O parque linear está localizado na margem esquerda do Rio do Peixe, onde foi traçada a histórica ferrovia ligando São Paulo ao Rio Grande do Sul. A partir da revitalização das margens do rio, criou-se uma área verde em pleno centro da cidade, com três praças unidas por circuitos de caminhada e ciclovia. A Praça do Lazer, foi construída em 2014 no antigo triângulo de manobra do trem. Nela há um complexo recreativo com pista de skate, quadras de streetball, poliesportiva e de areia, playground, aparelhos de ginástica, cancha de bocha, mesa de jogos, anfiteatro para apresentação culturais, lanchonete, lago, ciclovia e um monumento que simboliza o equilíbrio a saúde. Moderna e arrojada, a Praça Largo da Estação foi idealizada para se tornar um ponto de encontro entre as pessoas em uma ampla área de lazer.

Cidade da Criança

Um espaço em meio a naturaza, com uma área de 60 mil m², voltado ao lazer infantil e uma boa infra-estrutura para toda a família, distante aprox. 2km do centro, no Bairro Cidade Alta.

Contatos

turismo.videira@videira.sc.gov.br
Telefone: (49) 3566-2248

Roteiros

  • Centro de Atendimento ao Turista – CAT:
    Centro de Atendimento ao Turista- CAT, um espaço destinado à prestar apoio e informação para quem chega na cidade e para o próprio videirense.  Através do CAT, a Secretaria de Turismo recebe os visitantes divulgando os atrativos do município, as opções de gastronomia, hospedagem e entretenimento.

Informações

Horários de Atendimento:
Quarta-Feira a Sexta-Feira: 09h00 às 12h00 / 14h00 às 17h00
Sábados e Domingos: 09h00 às 12h00

Contatos

turismo@videira.sc.gov.br
Telefone: (49) 3566-3070

X