Fraiburgo

HISTÓRICO

Fraiburgo nasceu da saga de seus empreendedores pioneiros. Em terras antes contestadas entre a fazenda Liberata e Buitá Verde, no Planalto Serrano, meio oeste catarinense, foi onde em 1937 os irmãos Frey (Rene e Arnoldo) deram início ao povoado.

Na região, habitavam famílias brasileiras oriundas das Revoluções da segunda metade do século XIX e posseiros de grande fazendas. Vale destacar neste período, a ocorrência do primeiro conflito da Guerra do Contestado na localidade de Taquaruçu, hoje pertencente a Fraiburgo e um dos seus mais antigos povoados.

aspectos gerais

  • Fundação: 29/12/1961 – Data festiva de emancipação: 31 de dezembro
  • Gentílico: Fraiburguense
  • Colonização: Cabocla, Alemã e Italiana
  • Principais etnias: Cabocla, Alemã e Italiana
  • Padroeiro: Nossa Senhora Imaculada Conceição

Localização e Área

  • Meio Oeste Catarinense
  • Altitude: 1048 metros ao nível do mar
  • Latitude Sul: 27° 03’20”
  • Longitude Oeste: 50° 03’34”
  • Área da unidade territorial: 546 km2
  • População: 34.606 – Censo 2010

Distância Capitais

  • Curitiba: 300 km
  • Florianópolis (via BR 282): 375 km
  • Porto Alegre: 530 km

Distância cidades

  • Blumenau: 266 km
  • Chapecó: 204 km
  • Itajaí: 313 km
  • Jaraguá do Sul: 274 km
  • Joinville: 298 km
  • Lages: 157 km
  • São José: 333 km

Como Chegar

Fraiburgo está 41km ao norte da BR-470, pela SC-456 e SC-453. O acesso fica 40km depois de Curitibanos, para quem vem do litoral, ou 27km depois de Campos Novos, para quem vem do oeste. Para quem vem do norte, Fraiburgo está a 54km de Caçador, via SC-303/SC-453.

atrativos turísticos

Portal Turístico

Construído em 1995, é um dos pontos de referência para os turistas. Também é possível encontrar no local: artesanato, variedades e derivados de maçã.

Praça Maria Frey

Inaugurada em 1994, leva o nome da esposa de René Frey, um dos fundadores da cidade. O termômetro é considerado o maior da América Latina. O brasão e a placa ao centro foram entalhados por artesãos locais.

Floresta René Frey

Aberta a passeios para moradores e turistas. São 50 hectares de mata nativa preservada na floresta René Frey. Na época da colheita da maçã é possível saborear o fruto direto dos pomares.

Casa da Cultura Lydia Frey e Museu

Foi a primeira casa construída em alvenaria na cidade, tendo os tijolos assentados em barro. A residência pertencia a Arnoldo Frey e família. Foi doada ao Município na década de 80. Atualmente abriga o Museu Histórico da cidade.

Casa do Artesão

A valorização da terra através de mãos que criam. A Casa do Artesão é um local para produção, exposição de peças e diversas lembranças do Município.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Fica a 8km do centro da cidade, uma das atrações é a cascata que torna a paisagem um ponto ideal para meditações.

Museu do Jagunço – Taquaruçu

Localizado no Taquaruçu, um dos redutos da Guerra do Contestado, conta com acervo de armas, utensílios, cartas, fotos entre outros objetos que marcaram o período.

Centro de Eventos “Prefeito Sebastião Andrade dos Santos”

Foi entregue em 2013 para população, destinado a fins culturais e esportivos. Capacidade total: 5.090 pessoas.

Lago das Araucárias

É um lago artificial, feito em 1940 para abastecer a primeira serraria de Fraiburgo que pertencia aos fundadores do Município René e Arnoldo Frey. Excelente local para caminhadas, lazer, contato com a natureza.

Castelinho

Inaugurado em 1966, foi a forma encontrada pelos irmãos Frey para que o engenheiro francês Roger Biau permanecesse em Fraiburgo e acompanhasse o comportamento das frutas. A esposa de Roger, Evelyn só deixaria a França e adotaria Fraiburgo se fosse edificada a casa dos seus sonhos. Antes de ser um ponto turístico, o Castelinho é uma linda prova de amor.

Santuário Diocesano (Nossa Senhora de Fátima)

Local ideal para meditação e orações. Possui 30.000m² de área total, cercada por mata nativa. Homenageia Nossa Senhora de Fátima. No entorno há uma infraestrutura com banheiros, água potável,churrasqueiras e campo de futebol suíço.

Gruta Monge João Maria

Uma homenagem ao monge que exerceu influência entre os jagunços durante a Guerra do Contestado. Conta a lenda que João Maria acampava próximo a fontes e após sua passagem a água continha poderes milagrosos.

Hotel Renar

Com sua arquitetura alpino-germânica encantadora, envolto por uma deslumbrante paisagem e com uma bela visão do Lago das Araucárias, é uma referência para o Município.

Parque da Maçã “Heleodoro Dias de Andrade”

Com 111.950m² de área, conta com 02 ginásios, 02 pavilhões cobertos, mangueiras, cancha de laço, churrasqueiras e pista de arremate.O Parque sedia os principais eventos realizados em âmbito municipal.

Praça da Chaminé

A chaminé foi construída em 1939, pela empresa René Frey e Irmão. Hoje simboliza uma época em que a atividade madeireira era o auge da economia local.

Roteiros

  • Maçã Tur:
    Colheita da Maçã (jan-abril), City Tour, Visitação nos Pomares, Florada do Pêssego e Ameixa (Agosto e Setembro), e Trilhas interioranas.
    *Valores sob consulta.

informações

Museu do Jagunço – Cidade Santa do Taquaruçú

Facebook: http://www.facebook.com/museudojagunco

Centro de Atendimento ao Turista – CAT

Endereço: R. João Marques Vieira, 2-70
CENTRO, Fraiburgo – SC
Facebook: http://www.facebook.com/catfraiburgo
Telefone: (049) 9 9134-9351

Museu Casa da Cultura Lydia Frey

Facebook: http://www.facebook.com/museucasadacultura
Telefone: (049) 3256-4283

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura

E-mail: turismo@fraiburgo.sc.gov.br
Facebook: http://www.facebook.com/turismofraiburgo
Instagram: http://www.instagram.com/turismofraiburgo

Telefones:
(049) 3256-3054 (Nathiara) / 3256-3053 (Georges) / 3256-3044 (Rosilane)

Prefeitura Municipal de Fraiburgo

Endereço: Av. Rio das Antas, 185.
Site: www.fraiburgo.sc.gov.br
Telefone: (049) 3256-3000

X