Quem Somos

Somos uma associação de turismo sem fins econômicos que atualmente integra os municípios de Arroio Trinta, Fraiburgo, Iomerê, Joaçaba, Treze Tílias e Videira.

A Rota da Amizade

A Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau é uma associação de turismo sem fins econômicos que atualmente integra os municípios de Arroio Trinta, Fraiburgo, Iomerê, Joaçaba, Pinheiro Preto, Treze Tílias e Videira. Através da divulgação dos municípios e dos seus associados busca promover e desenvolver o turismo na região do Vale dos Imigrantes.

Nossa Missão

Fomentar e promover o turismo de forma integrada, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região do Vale dos Imigrantes.

Nossa Visão

Ser referência em Santa Catarina até 2020 como entidade promotora de integração e fomento do turismo. Através da promoção do destino e captação de eventos e recursos.

Nossos Valores

Integração - Qualidade - Sustentabilidade.

Nossa História

Ano de 2001

Videira, Pinheiro Preto e Tangará, criaram o Vale da Uva e do Vinho, despertando a vontade de trabalhar com turismo, mostrar os atrativos da região e criar novos atrativos turísticos.

Três empresários hoteleiros dos municípios de Fraiburgo, Piratuba e Treze Tílias, reuniram-se para fazer um intercâmbio de turistas em seus municípios. A partir daí, uniram-se com o Vale da Uva e do Vinho, formando um roteiro turístico integrado. Ainda muito tímido o objetivo do roteiro era diversificar os entretenimentos existentes e aumentar os atrativos turísticos da região e a taxa de ocupação dos seus empreendimentos.

Ano de 2002

Com a ideia mais avançada, foi lançado o roteiro turístico regional integrado entre seis municípios: Fraiburgo, Pinheiro Preto, Piratuba, Tangará, Treze Tílias e Videira. O objetivo era a venda integrada dos hotéis com os atrativos da região, para assim melhorar o movimento turístico para todos.

Ano de 2003

Perceberam que o lançamento de um roteiro turístico não era apenas unir-se e vender o destino. Era necessário muito mais, iniciaram-se inúmeras reuniões para a implementação do projeto na região em parceria com o SEBRAE.

Ano de 2004

O projeto Rota da Amizade foi finalizado e passou a ter o município de Joaçaba incluso. Após várias reuniões o Vale da Uva e do Vinho tornou-se um Convention & Visitors Bureau.

O Vale da Uva e do Vinho Convention & Visitors Bureau assinou Convênio com o SEBRAE, criando o Arranjo Produtivo Local – APL de Turismo Rota da Amizade.

Ano de 2005

O Vale da Uva e do Vinho Convention & Visitors Bureau mudou para “Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau”, visto que unia vários municípios da região meio oeste e não apenas os que norteavam o vale da uva e do vinho.

A Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau executou 21 ações para estruturar o roteiro turístico e preparar os empreendimentos (mais de 80) para melhorar a qualidade de oferta turística da região.

Municípios Integrantes

Através da divulgação dos municípios e dos seus associados busca promover e desenvolver o turismo na região do Vale dos Imigrantes.

Arroio Trinta

Arroio Trinta é um município brasileiro reconhecido como Capital Catarinense da Cultura Italiana.

Fraiburgo

O município de Fraiburgo se localiza no meio oeste catarinense e é um dos maiores produtores nacionais de maçã.

Iomerê

O nome do município originou-se da língua tupi-guarani, cujo significado é Clareira Branca ou Campo Branco.

Joaçaba

Joaçaba cidade de diversão e folia, que também respira velocidade, cultura e turismo religioso.

Pinheiro Preto

Com mais de 3.000 habitantes, o município é responsável por 50% do vinho produzido em Santa Catarina.

Treze Tílias

Treze Tílias é a cidade mais austríaca do Brasil que encanta por manter viva a sua cultura.

Videira

Videira, um Vale de belezas e encantos, situados no Vale do Rio do Peixe.